top of page
Buscar

O DIREITO DE RETIRADA IMOTIVADA NAS SOCIEDADES LIMITADAS À LUZ DO PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE CORPORATIVA

Marcela Maia

Universidade Federal de Buenos Aires - UBA

Nadialice Francischini de Souza

Uninassau


Resumo

Em 2021 o STJ julgou o Recurso Especial n. 1.839.078, no qual decidiu que, apesar da previsão da aplicação supletiva da Lei das Sociedades Anônimas, com base no Código Civil, o sócio de uma Sociedade Limitada tem o direito de se retirar da sociedade em nenhum motivo, ou seja, unilateralmente. Isso provocou uma dissolução da sociedade com a perda de capital social e de patrimônio, afetando os demais sócios, a sociedade e todos os stakeholders. Apesar de legalmente perfeita, a decisão não discutiu questões de Governança Corporativa, em especial o Princípio da Responsabilidade Corporativa. A Governança Corporativa, surgente da Teoria da Agência, tem como fundamento de que as decisões tomadas dentro de uma sociedade empresária devem atender aos interesses da sociedade em si mesma e não dos agentes que a compõe e que a dirigem. Já o Princípio da Responsabilidade Corporativa analisa a companhia como um ente perpetuo e que, como decorrência, há outros interesses que devem ser atendidos, como dos funcionários, consumidores, entre outros. Tendo a utopia jurídica de Theodor Viehweg como orientador metodológico, o presente artigo busca responder a questão: o exercício do direito de retirada do sócio da sociedade limitada está de acordo com as práticas de Governança Corporativa e com o princípio da Responsabilidade Corporativa?

ree

MAIA, Marcela; FRANCISCHINI DE SOUZA, Nadialice. O DIREITO DE RETIRADA IMOTIVADA NAS SOCIEDADES LIMITADAS À LUZ DO PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE CORPORATIVA. Revista Brasileira de Direito Empresarial, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 1, 2024. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0235/2024.v10i1.10363. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/direitoempresarial/article/view/10363. Acesso em: 20 maio. 2025.



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
EXCLUSÃO EXTRAJUDICIAL DE SÓCIO

A exclusão extrajudicial de sócio é uma medida excepcional, aplicada quando há falta grave que coloque a empresa em risco.

 
 
 

Comments


001.png

MARQUE UMA CONSULTA COMIGO

MENSAGEM ENVIADA!

OU CLIQUE AQUI:

📍ONDE ESTAMOS

Atendimento no Brasil e na Argentina!

 

•Buenos Aires: Consultas presenciais ou remotas, com atendimento personalizado para suas demandas jurídicas.

 

•Brasil: Atendimento 100% online, oferecendo soluções práticas e estratégicas para sua empresa.


Seja onde for, estamos prontos para ajudar você a resolver conflitos e fortalecer seus negócios!

Todos os direitos reservados Marcela Maia © 2025

bottom of page